sábado, 7 de novembro de 2009

Panthera X - a cadeira de rodas mais leve do mundo


Outro dia, navegando pela internet da vida, vi num Forum várias comentários sobre uma cadeira que está sendo lançada na Europa. A cadeira é a Panthera X, fabricada na Suécia. O que ela tem de mais? Ela é praticamente toda feita em fibra de carbono. Só o pedal é que é de titanio. O resultado disso é que o peso total da cadeira é 4,2Kg. Se tirar as rodas, o peso cai pela metade, 2,1Kg. Imagina colocar dentro do carro? Molinho, né?


Mas além do preço, a cadeira tem algo que não me agrada. O corrimão da roda é de aluminio. Apesar de ser leve, ele escorrega muito, dificultando um pouco a pegada, principalmente pra quem é tetra. Só que isso é apenas um detalhe, né?

Ah, sim! Apesar de ser bonita, fico imaginando quantos arranhões a cadeira aguenta. Fibra de carbono arranha muito fácil. Se tivesse uma dessas, em menos de um mês a bicha já estaria parecendo uma cadeira velha, rs. Sim, sou mega barbeira. Minha tetrice nem sempre permite curvas (ou retas, rs) precisas. Aí não tem jeito, acaba arranhando mesmo. E ainda tem a resistência. Não sei se confio que ela não vá quebrar com facilidade. Os engenheiros que a desenvolveram dizem que ela não quebra por nada nesse mundo, que foram feitos zilhões de teste para assegurar a durabilidade e resistência do material e, exatamente por isso, eles dão 5 anos de garantia. Hummmm, mesmo assim, sei não. Coisas dessa minha cabecinha leiga no assunto...

Para quem quiser dar uma olhada, segue o link da Panthera X (http://www.panthera-x.com), que começará a ser produzida em 2010.

Um comentário:

  1. eu vou comprar uma pantheraX para minha filha pois ele tem uma jaguaribe que não presta, funciona nem o freio desdes nova, é tudo ruim e além disso pesa meia tonelada (12 kg), com a panthera (5kg) ela vai voar, minhas situação financeira também, mas se for boa como dizem, então vai valer a fortuna investida. GPV
    obs: mandei um mail pro Federer pedindo para ele me mandar uma da Suiça, ele é de lá e a fábrica também, $$$$$$$ ele tem de sobra, se ele me mandar eu falo para voces, senão mandar eu falo também.

    ResponderExcluir