terça-feira, 10 de novembro de 2009

Função Sexual de um Homem após a Lesão Medular

Sexualidade

Muitas pessoas associam lesão medular à perca da função sexual, particularmente em homens, mas na verdade, paralisia hoje em dia não significa mais o fim de relacionamento sexual ou da habilidade para a paternidade.
Cerca de metade dos homens com LM são incapazes de apresentar ou manter uma ereção sem ajuda e, 95% de ejacular, diz Dr. Richard E. Berger, professor do Departamento de Urologia e Co-Diretor do Centro de Reprodução Sexual da Clínica Médica da Universidade de Washington. Ambos os problemas, diz Berger, podem agora ser conduzidos de maneiras diferentes.
Talvez o mais simples método de produzir uma ereção seja o de usar uma bomba de vácuo que se adapte ao pénis e que traga sangue para dentro dele por meio de sucção. Este método é muito efetivo e traz resultados satisfatórios em 80 a 90% dos homens que o utilizam, sendo que, além de tudo, é um método completamente não invasivo. Cuidados devem ser tomados para se evitar a formação do anel constritivo por mais de meia hora de cada vez, prevenindo assim, o risco de se formarem coágulos dentro do pénis.
"Uma bomba de vácuo custa, geralmente, menos do que US$500 (dólares)", diz Berger. A desvantagem é que o uso desse equipamento requer um planejamento e aptidão para usá-lo e alguns casais se sentem embaraçados para utilizar o equipamento. A bomba também pode causar hematoma no pénis se for bombeada com muita força ou por muito tempo.Também tem outros métodos.etc...
Se um homem com tetraplegia não tem a capacidade de operar uma bomba de vácuo, ou aplicar a injeção por si mesmo, sua companheira deverá aprender a fazer isso por ele. Muitos casais aprendem a incorporar esses recursos como parte do ato sexual e até descobrem que eles podem aumentar a excitação. Quando nem a bomba de vácuo e nem a injeção produzem os efeitos desejados os homens com LM podem optar por fazer um implante cirúrgico de um aparelho semi rígido ou inflável no pénis. "Existem muitos tipos de implantes penianos mas, os que funcionam melhor para os homens que não possuem sensação são os que possuem um sistema de auto insuflação", diz Berger. Nestes sistemas, uma pequena bomba, usualmente localizada na ponta do pénis, insufla o implante com fluído quando a ereção é desejada. Na LM, a falta de sensação pode levar a um problema de erosão peniana que é uma lesão feita na pele, provocada pelo o implante, e que acontece devido a falta de sensibilidade local. Implantes que se tornam flácidos quando não estão em uso criam menos pressão sobre a pele e também menos risco de erosão.
A tecnologia e medicina podem tornar a relação sexual possível para homens com LM mas, o ato sexual em si não será o mesmo de antes da lesão. Sem a sensação genital e/ou o orgasmo, os homens com LM normalmente devem aprender a focalizar a relação sexual em outras formas alternativas de estimulação. "Outras áreas do corpo frequentemente se tornam mais sensíveis." Quando os homens com lesão medular sonham," ele adiciona, "eles normalmente sonham consigo mesmo como não possuindo LM. No sonho eles podem sentir tudo. "Uma boa dica para o sexo".
"Homens com paralisia também se tornam mais concentrados em proporcionar prazer as suas companheiras e isso proporciona a eles próprios mais prazer. Eles gostam de observá-las e isso estimula o desejo deles em querer fazer as coisas funcionarem o mais próximo do normal possível. Imaginar que eles podem funcionar sexualmente e satisfazer suas companheiras sexualmente traz satisfação e muito mais ainda quando eles conseguem realizar isto de fato. Sexo é muito mais do que o que está entre as orelhas."

Fertilidade

Em muitos casos, os testículos continuam produzindo esperma após a LM mas, a ejaculação está impedida. Assim, o desafio para os homens com LM que querem tornar-se pais é conseguir retirar o esperma de dentro de seus corpos a fim de que ele seja utilizado em inseminação artificial. Existem 3 técnicas básicas: duas para induzir a ejaculação e outra envolvendo a remoção cirúrgica através de uma pequena incisão na bolsa escrotal. Porque o método cirúrgico pode causar ferimento e um possível bloqueio nos vasos diferentes, Berger diz que, geralmente, outros dois métodos, descritos a seguir, são tentados primeiramente.
Um deles é colocar um vibrador contra a cabeça do pénis para estimular o reflexo da ejaculação. Este método tem sido usado durante 13 anos e funciona bem em homens com injúrias abaixo de L2, nos quais os reflexos necessários estão praticamente preservados. "Um novo vibrador que foi criado tem trazido o índice de sucesso para cima de 70%", diz Berger. "É um método que pode ser usado em casa e o esperma pode ser inseminado em casa mesmo, usando-se uma seringa vaginal, o que faz com que todo o processo pareça menos clínico.
O segundo método, que tem sido usado por 6 a 7 anos é estimular a glândula prostática, a vesícula seminal e os vasos deferentes, com um cabo elétrico introduzido no reto. A estimulação faz com que a glândula se contraia produzindo ejaculação artificial. Para os pacientes que possuem sensação, a eletroejaculação pode ser dolorosa e necessita ser realizada com anestésicos, diz Berger "mas, felizmente para a maior parte das pessoas que utilizam este método, elas não podem mais sentir dor".
Ambos os métodos, a estimulação vibratória e a eletroejaculação, podem causar disreflexia autonômica, assim, a pressão sanguínea deve ser monitorizada de perto, durante ambos os procedimentos. "Se alguém começar a apresentar elevação da pressão sanguínea nós interrompemos o processo." Os pacientes que apresentam disreflexia durante o procedimento podem ser tratados com uma droga tipo nifedipine antes de uma sessão futura, para controlar o problema.
"Outra preocupação com a indução da ejaculação é o nível de atividade e mobilidade do esperma que deve estar baixa, especialmente no principio da lesão", diz Berger. Em homens que não ejaculam o esperma fica depositado no trato por um longo período o que reduz a mobilidade do espermatozóide. Este problema pode ser melhorado frequentemente usando-se estimulações repetidas e tratando-se o esperma recém adquirido no laboratório com drogas que aumentam o nível de energia celular.
Com estes métodos, diz Berger, sua clínica atingiu um aumento no índice de gravidez próximo aos 30%. "Depende do quanto persistente as pessoas são" ele adiciona. Utilizando-se os melhores meios, pessoas com LM apresentam um índice de gravidez de apenas 20% ao mês, havendo necessidade de se repetir muitas vezes, antes que a inseminação artificial possa ser um sucesso. Nos últimos 5 anos, Berger estima que a sua clínica habilitou cerca de 20 homens a se tornarem pais.

27 comentários:

  1. Eu estou fazendo um trabalho para a escola,e estou adorando o que eu estou lendo. eu moro no interior de Pernambuuco chamado Glória do Goitá.

    ResponderExcluir
  2. Fiz sexo com um cadeirante. Esportista e lindo. Másculo, muito interessante. E olha, deu conta do recado muito melhor que outros carinhas, que não precisam de cadeira. Fiquei totalmente surpreso, nunca tinha imaginado. Pra tristezas das mulheres...ele é gay como eu. Abração!

    ResponderExcluir
  3. Olá, mui bem elaborado o seu texto, sou tetra tb, há 23 anos, tive uma filha após o acidente e relato minha história em um livro, MINHA VIDA TEM RODAS, MEUS SONHOS TÊM ASAS, a questão sexual jamais foi problema, sou bisexual e meu 3º livro aborda o assunto deficiência x homosexualismo, bjo grande.

    ResponderExcluir
  4. ooii, olha soh eu namoro um cadeirante, e amo muiito ele, e com toda a certeza eu penso em ter filhos com ele é um sonho nosso. Queria saber se há como eu engravidar sem inseminação artificial.. Porque ele tem ereção e não é preciso de nenhum aparelho e também tem ejaculação, o médico dele disse que ele é um dos poucos que consegue manter a ereção e ejacular sem a ajuda de aparelhos, mas não soube me explicar se é possível que ele possa me engravidar sem a inseminação... Obrigado pela atenção, o blog é realmente muiito interessante. Continuem fazendo esse ótimo trabalho!!!!! BJjjjOOOOOooO

    ResponderExcluir
  5. gostaria que alguem coloca-se algum depoimento de algum cadeirante de lm que ja tenha feito o implante de protese e tenha dado certo,pois tenho vontade de fazer mais tenho duvidas...vlw galera.

    ResponderExcluir
  6. Gente, desculpa, por favor me ajudem, mas realmente não sei...
    Estou "namorando" um cadeirante.. nao me importo com isso de forma alguma.. mas ainda não chegamos ao "sexo" (faz pouco tempo q estamos juntos e moramos em cidades diferentes)... queria perguntar a ele algumas coisas, mas não tenho ainda coragem p isso, tenho medo q ele se ofenda... me digam, ele nao sentira prazer no sexo?? ou eu nao entendi direito a materia??? obrigada, bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Morgana mim chamo Claudia vc tem de conversar com ele tambem sou mulher de codeirante e se damos muito bem na nossa vida conjugal e faço perguntas a ele esso e super normal convesse com ele vc vai se sentir melhor e no sexo e muito bom bjs.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Sou cadeirante e tenho relações com minha esposa a qual conheci já cadeirante e estamos juntos a doze anos, nossas relações são constantes agente se satisfaz um ao outro o fato de não ter sensibilidade não quer dizer que o homem não sinta nada na hora da relação, pois o maior prazer dele é satisfazer sua parceira, existe várias formas dele sentir prazer, isso vai da criatividade da companheira, como, beijar constantemente seus peitos, ficar em posições em que ele possa ver todo o ato realizado, pois isso o faz imaginar a sensação e quando a parceira atinge ao orgasmo é como se ele atingisse também.
      Tente será muito bom e tenho a certeza que você não vai se arrepender é só fazer da maneira correta e com amor.
      Marcio Embu das Artes.

      Excluir
    4. E o cadeirante sabe fazer viu leva a parceira nas nuvens .meu Deus nunca vi igual

      Excluir
  7. Dou meus parabéns ao site e a matéria, sou da área de saúde e sempre recorro ao site para fazer algumas pesquisas, vocês estão de parabéns. Bjs

    ResponderExcluir
  8. oi estou namorando um caderante e eu nao sei se ele vai poder fazer sexo...
    um homem caderante pode ter uma vida nirmal?
    obrigada

    ResponderExcluir
  9. minha querida, se ele poderá ter relações sexuais, pode sim ele e vc vão se descobrindo ele precisará de você.

    ResponderExcluir
  10. onde adquirir o aparelho de eletroejaculação

    ResponderExcluir
  11. Ola minha namorada queremos ter filhos e queremos saber onde compra o eletroejaculação??? Grato!!!!

    ResponderExcluir
  12. olA EU NAMORO UM CADEIRANTE QUE SOFREU LESSAO NA COLUNA ELE PODE TER VIDA ATIVA SEXUAL NORMAL COMO TODO MUNDO TENHO MEDO DE FALA COM ELE SOBRE ISSO SERA QUE ELE PODE TER FILHO

    ResponderExcluir
  13. estou cadeirante a mais de dois anos eu tinha sexo ativo meu marido era muito carinhoso e hoje ele nem me procura mais e eu sinto muita vontade de fazer amor mais ele não gosta quando eu falo de sexo com ele eu estou muito carente. me identifico V.M.S; .

    ResponderExcluir
  14. meu marido é cadeirante eu tenho uma filha com ele o penis dele fia muto duro quando faço carinho nele agente conssegue fazer sexo normal mais estou tendo difuldade para ter meu segundo filho como devo conduzir

    ResponderExcluir
  15. parabéns por me ajudarem a esclarecer muitas dúvidas.

    ResponderExcluir
  16. parabéns por vcs esclarecer muitas dúvidas que nos cadeirante temos.

    ResponderExcluir
  17. sou tetra a 23 anos sexualmente ativo mas mesmo adorando sexo tendo ereção nao consigo ejacular tenho vontade ter ffilho quem souber clinicas que fazem os tratamentos diz por favor quem tiver duvida sobre cadeirante e sxo podem me add email moranggomaduro@hotmail.com zap 24--92504581

    ResponderExcluir
  18. sou tetra a 23 anos sexualmente ativo mas mesmo adorando sexo tendo ereção nao consigo ejacular tenho vontade ter ffilho quem souber clinicas que fazem os tratamentos diz por favor quem tiver duvida sobre cadeirante e sxo podem me add email moranggomaduro@hotmail.com zap 24--92504581

    ResponderExcluir
  19. Oiê pessoal....reencontro alguém muito especial do passado, q vive agora tetrapegia ...ainda não rolou sexo...mas vai acontecer,se não houver ereção, oque q eu faço, não quero perguntar isso a ele.... obrigada

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde, tenho 40 anos, sou deficiente físico, sou cadeirante, e não ando. Tenho dificuldade para gozar como não uso as mãos para me masturbar sem as mãos? Meu Whatsapp: 19 996430105. Obrigado

    ResponderExcluir
  22. Algum.cadeirante aki ja usou bomba peniana e a bomba trouxe algum beneficio pra alguem?

    ResponderExcluir