segunda-feira, 5 de novembro de 2012

IMPORTANTE!

Governo disponibiliza recursos para cofinanciamento de 23 Centros-Dia e 31 residências inclusivas

  O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) publicou esta semana Termo de Aceite para o cofinanciamento federal de Residências Inclusivas e instalação de Centro-Dia de Referência para pessoas com deficiência. Esta é a segunda etapa de expansão da ação de inclusão social do Plano Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência – Viver sem Limite.
Municípios e Distrito Federal, elegíveis, têm até o dia 16 para enviar o Termo de Aceite e outros documentos para a implantação do serviço de proteção social especial e serviço de acolhimento institucional para pessoas com deficiência e suas famílias. A adesão deve ser feita via correio e meio eletrônico.
Em junho, o governo federal fez o repasse dos recursos para a implantação de quatro centros-dia nos municípios de Curitiba/PR, Campo Grande/MS, Belo Horizonte/MG e João Pessoa/PB. Foram instalados também nove residências inclusivas em outros seis municípios: Cascavel (2); Ponta Grossa/PR (1); São José/SC (2); João Pessoa/PB (1); Campo Grande/MS (1); e Bauru/SP (2).
Será implantado até 2014 mais 23 Centros-Dia, um por unidade da Federação, e mais 31 residências inclusivas para os municípios elegíveis listados pelo ministério.

Plano Viver sem Limite – Com o objetivo de apoiar à pessoa com deficiência e suas famílias, duas ações importantes compõe o eixo de Inclusão Social do Plano: Residências Inclusivas e Serviços em Centro-dia de Referência.
As residências inclusivas oferecem atendimento integral a jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência, que não disponham de condições de autossustentabilidade ou de retaguarda familiar e que estejam em condição de abandono ou violação de direitos, que impossibilite a convivência com a família. Cada residência inclusiva pode acolher até 10 pessoas, funcionando 24 horas por dia, ininterruptamente.
Já o Centro-Dia é um espaço de atendimento multidisciplinar, que inclui acompanhamento e assessoramento em todas as tarefas da vida diária, atividades recreativas e ocupacionais e orientações à família, entre outros serviços. Cada unidade atenderá até 30 usuários por turno, de dez horas por dia, de segunda a sexta-feira.
Os dois serviços se destinam, prioritariamente, àqueles que recebem o Benefício de Prestação Continuada, em situação de pobreza, incluídos no Cadastro Único para Programas Sociais da União ou em risco social.

FONTE:

Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência

3 comentários:

  1. Olá, estou dando uma passada em seu blog e te convidando pra conhecer os meus, são relacionados à pessoa com deficiência:
    http://reabilitandoad.blogspot.com.br/
    http://ficcaocadeirante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá...Meu nome é Thiago Almeida tenho 24 anos de idade tenho habilitação A-B...Tenho feito o Possível para conseguir um trabalho Como Atendente de Pessoas com Deficiência Física...Fiz um Curso de Atendente Pessoal com Especialização em Cadeirante. no CVI RIO, Mais ainda não consegui trabalho e não sei onde divulgar minhas simples especialidades e acho que ainda não consegui trabalho por conta disso. Se alguém puder me dar uma luz de como encontrar pessoas que precisam desse tipo de especialidade favor me informar nos contatos: 21.7388.5578 ou no E-mail: Thiagoalmeida.sbac@hotmail.com.
    fico grato e Espero não ter incomodado.

    ResponderExcluir
  3. Olá amigos cadeirantes. Trabalho com TRICICLOS ELÉTRICOS. Caso você tenha interesse em conhecer favor acessar meu site www.showmotoseletricas.com.br

    São ideais para você que precisa de mais conforto e liberdade de ir e vir. Atendemos todo o Brasil com condições de pagamento super facilitadas!

    Acesse: WWW.SHOWMOTOSELETRICAS.COM.BR

    ResponderExcluir