quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Conade muda forma de tratamento de deficientes físicos


Governo Federal altera termo para se referir a deficientes em documentos oficiais. O correto agora é "pessoa com deficiência"
da Redação
Uma portaria da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República publicada nesta semana formaliza o uso da expressão “pessoa com deficiência”. O novo termo substitui a expressão “pessoa portadora de deficiência”, que era oficialmente utilizada nos documentos produzidos pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (CONADE).

De acordo com a jornalista responsável pelo ONG Gira Solidário, Fernanda Garcia, a atenção que se deve dar a esse tipo de nomenclatura é importante para garantir o direito dessas pessoas e afirmar seus papeis e suas importâncias na sociedade. "Quando você porta alguma coisa, você pode carregá-la ou não, o deficiente físico não pode escolher se vai ou não ser um deficiente físico, é sua condição, o que não significa, no entanto, dizer que ele não possa ser eficiente em várias áreas. Por isso não e feio falar 'pessoa com deficiência'", diz Fernanda.

A técnica administrativa da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Jandira Catarina Rocha, deficiente física, acredita que a discussão sobre forma de tratamento seja pertinente, mas lembra: “Há outros temas muito mais urgentes que precisam ser tratados, como portabilidade, ou acessibilidade, por exemplo. Para mim sinceramente, a discussão sobre formas tratamento tem pouca importância diante de outros direitos nossos que são desrespeitados diariamente”, diz Jandira.

Fonte: Pantanal News - 10/11/2010

4 comentários:

  1. Oi Will,tem presente lá no meu blog pra vc,sao 2 selos para vc colocar aqui no seu blog,é uma maneira dos blogueiros se presentear,se vc quiser pode indicar tbm outrso blos se não quiser tudo bem.bjs

    ResponderExcluir
  2. Will baixa um navegador novo, google, firefox e o netscape novo está ótimo, procura no www.baixaki.com.br é pau no navegador, flash ou java, tenta primeiro o navegador, qualquer coisa estamos aqui, abraço.

    ResponderExcluir
  3. MEU NOME É LARISSA SOU CADEIRANTE JA FAZ 6 ANOS AGORA EM DEZEMBRO VOU FAZER 18 ANOS, O MEU COMENTÁRIO E PESSOAS QUE TEM PROBLEMAS COMO EU E VC TAMBEM PODE PASSEAR, NAMORAR, SONHAR, CASAR,SER MAE, ETC. O QUE VC NAO PODE E LARGAR TUDO A SUE FORÇA E DESISTIR SO BASTA SONHAR COM DEUS E VER O QUE NOS E CAPAZ DENTRO DE DA GENTE ABRA OS OLHOS E VEJA.

    ResponderExcluir
  4. Não sou portadora de deficiência, mas acho muito errado tanto preconceito para com os deficiêntes.
    O Governo Federal tenta ajudar com projetos mas, infelizmente o nosso País tão cheio de corupção não vê quem a pessoas que realmente necessitam de adequações e corompem o dinheiro desses projetos.Fazendo assim o País continuar na mesma.

    ResponderExcluir