
Projeto é voltado para pessoas com lesão na medula óssea
Todas as sextas-feiras, o Departamento de Fisioterapia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba (DF/CCS/UFPB) desenvolve, na Clínica Escola de Fisioterapia da Universidade, a partir das 13h30, um trabalho de reinserção social e melhora na qualidade de vida de pessoas com lesão na medula óssea.
A atividade está vinculada ao Programa de Atenção na Lesão Medular (PALM), que é desenvolvida com paraplégicos e tetraplégicos. Criado em julho de 2009, participam atualmente do programa, 12 pessoas com paraplegia.
Para participar, não é necessário fazer inscrição formal, precisando apenas que a pessoa que necessite do tratamento tenha alguma lesão medular. Segundo a professora Adriana Carla, coordenadora do Programa, é feito um trabalho com as temáticas Deambulação, Uso de Dispositivos para Marcha, Sexualidade, Impotência, Família, Direitos Sociais da Pessoa com Deficiência, Aspectos psicológicos, Esportes na Lesão Medular (Basquete sobre rodas, Natação, Badminton, entre outros), e conta com a colaboração dos professores Elaine Cappellazzo Souto (Depto. de Educação Física), Mallison da Silva Vasconcelos (Depto. de Fisioterapia) e Adriana Ribeiro (Depto. de Fisioterapia), além de quatorze extensionistas dos dois departamentos.
A Clínica Escola de Fisioterapia da UFPB fica localizada no acesso ao Hospital Universitário Lauro Wanderley, defronte ao 1° girador, campus I, João Pessoa.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (83) 3216 7183/ 3216 7032, ou pelo e-mail: aribeiro@hotlink.com.br