quinta-feira, 30 de junho de 2011

Olha que inteligência!!!

você que ainda acha que deficiente seja ela qual for, é incapaz dar uma olhada nesse vídeo:



http://cadeiranteeserhumanotambem.blogspot.com/Dedicado ao cadeirante e as pessoas interessadas...

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Lei institui Selo Empresa Inclusiva para iniciativas que favoreçam pessoas com deficiência

empresa_inclusiva
O vereador Ubiratan Pereira (PSB), Bira, apresentou nesta terça-feira (29), um projeto de lei que institui o Selo Empresa Inclusiva para as iniciativas empresariais que favoreçam a integração e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência em João Pessoa.
A matéria busca prestar um reconhecimento a iniciativas empresariais favoráveis à inclusão das pessoas com deficiência como a Lei de reserva de postos de trabalho específicos, a capacitação para o exercício das funções de maior remuneração, acessibilidade tanto para os empregados como para o público e a promoção e apoio de eventos culturais e esportivos.
O projeto de lei em seu artigo 3 as empresas interessadas em receber o Selo Empresa Inclusiva devem requerer a comissão avaliadora de competência da Prefeitura Municipal de João Pessoa.
O vereador Bira disse que a falta de conhecimento dos gestores e empresários com relação ao potencial criativo e profissional das pessoas com alguma deficiência dificulta o acesso dessas pessoas ao mercado de trabalho. “É preciso compreender que só o cumprimento da lei de cotas de vagas não é suficiente. “Capacitar e incluir um deficiente em um ambiente corporativo de forma que tenham as mesmas oportunidades farão com que consigam ocupar novos cargos e funções com melhor remuneração”, explicou.
A estudante Carolina Vieira, conselheira titular do segmento Pessoas com Deficiência, do Conselho Popular da Cidadania, o projeto de lei é algo inovador no Estado e bem vindo para o segmento das pessoas com deficiência por envolver a gestão municipal, o legislativo municipal e a iniciativa privada no incentivo a inclusão e a acessibilidade a pessoas com deficiência.
Segundo Carolina Vieira, que convive com uma deficiência física, também é importante para o marketing e a marca das empresas adquirirem um selo de incentivo a pessoas com deficiência.
OBS: Esse sim é um mandato inclusivo!!! Parabéns ao vereador Bira por mas uma iniciativa inclusiva!
 http://cadeiranteeserhumanotambem.blogspot.com/
Dedicados aos Cadeirantes e as Pessoas Interessadas...

quinta-feira, 23 de junho de 2011

terça-feira, 21 de junho de 2011

Cadeirante oficial da polícia militar de Pernambuco é condecorado com a maior honraria da instituição

História de superação do Major Marcelino Carvalho. Uma história que serve de inspiração e referência para pessoas com ou sem deficiência.

Major Marcelino Carvalho recebendo a Medalha do Mérito Policial Militar, pelo Dr. Wilson Damázio, Secretário de Defesa Social de Pernambuco

A Polícia Militar de Pernambuco comemorou no dia 08 de junho de 2011, os seus 186 anos de existência em cerimônia ocorrida no Teatro da Universidade Federal de Pernambuco. Autoridades civis e militares foram agraciadas com a Medalha do Mérito Policial Militar, a mais alta honraria e condecoração da instituição.
O Major PMPE Marcelino é agraciado com a Medalha do Mérito Policial Militar, pelo Dr. Wilson Damázio, Secretário de Defesa Social de Pernambuco, momento este oportuno, em que solicitou ao secretário que analisasse a situação dos “Inválidos heróis esquecidos da PMPE”.
O Cadeirante Marcelino Carvalho é Major da Polícia Militar de Pernambuco, o qual foi vítima de acidente automobilístico em serviço, na cidade de São José do Egito-PE, Sertão do Pajeú Pernambucano, em dezembro de 2007, acidente o qual deixou paraplégico (lesão medular completa na T-9). Hoje, faz reabilitação no Hospital Sarah Kubistchek de Fortaleza-CE.
 
 Imagem do acidente autobilistico

A aprendizagem naquele centro de reabilitação o fez ver a vida com outro ângulo. “Hoje eu nado, pois quando tinha as duas pernas normais não sabia nadar, adaptei o meu carro e dirijo, viajo e passeio com minha família para todos os lugares, psicologicamente estou bem, sei que não é fácil, mas se não levantar a cabeça é pior, confio em Deus, o Qual é o Deus do impossível, tenho apoio da minha família e amigos, trabalho na parte da manhã; enfim, procuro preencher o vazio deste fato com atividades construtivas (leitura, igreja, fisioterapia, internet, lazer, e cuidados com a saúde) e que, tal ânimo, sirva de exemplo para as demais pessoas que passam por problemas semelhantes ao meu.
No abençoado Hospital Sarah Fortaleza, aprendi uma frase de uma fisioterapeuta, a qual diz que: “o andar começa na cabeça”. Não tenho dúvida alguma, sei que vou voltar a andar, é só questão de tempo. O tempo é de Deus.”

obs: conheci o Major Marcelino no Sarah  de Fortaleza pessoa muito simples e de fácil convivência, você merece, parabéns! E sucesso pra ti...

 http://cadeiranteeserhumanotambem.blogspot.com
Dedicados aos Cadeirantes e as Pessoas Interessadas...

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Paraplégico volta a movimentar as pernas após receber células-tronco

A terapia inédita começa a ser testada em voluntários, na Bahia. Depois de um mês e meio, o paciente já movimenta os joelhos e consegue pedalar.

Um homem que ficou paraplégico depois de um acidente há nove anos sonha em tomar banho de mar sozinho e jogar bola de novo. Há um mês e meio, ele recebeu transplante de células-tronco e, com duas sessões de fisioterapia por dia, já surpreende os médicos.

Ele já consegue mover os joelhos para cima, uma façanha para quem tem a musculatura atrofiada pela falta de uso. O paciente também está começando a levantar o corpo. O mais surpreendente para a equipe da fisioterapia é que ele está pedalando.
O policial militar, que pede para não ser identificado, não fazia nenhum movimento da cintura pra baixo. Ele ficou paraplégico depois de sofrer um acidente e passou os últimos nove anos em uma cadeira de rodas.
“Anteriormente eu tinha um tronco que estava vivo e umas pernas que não respondiam. E hoje eu percebo que eles estão vivas, pertencem a mim e só depende de mim para que elas acordem", diz.
O ponto de partida para esse progresso foi uma cirurgia realizada em 14 de abril, em Salvador. O paciente foi submetido a um transplante de células tronco. A pesquisa durou cinco anos e, antes de ser usada em humanos, a técnica mostrou bons resultados em animais.
Os médicos usam células-tronco mesenquimais, que tem grande capacidade de se transformar em vários tipos de tecido. Elas são retiradas do osso do quadril do próprio paciente e injetadas diretamente no local onde a coluna foi atingida.
A técnica pioneira foi desenvolvida por cientistas da Fundação Osvaldo Cruz, Fiocruz, e do Hospital São Rafael, onde fica um dos mais modernos centros de terapia celular do país.
Os pesquisadores estão espantados com a evolução rápida do paciente.
“Basicamente em uma semana ele já começou a ter resultados clínicos, uma melhora na sensibilidade, uma melhora na postura sentada e este paciente vem evoluindo", explica Marcus Vinícius Mendonça, neurocirurgião.
Os médicos acham cedo para dizer se ele e as outras dezenove pessoas com lesões na medula que também irão receber células-tronco vão voltar a andar normalmente.
“Esse paciente pode ter ainda outras melhoras e os outros podem ter melhoras maiores, ou iguais ou piores. Então, a gente tem que esperar", acredita Ricardo Ribeiro, coordenador do programa.
Por enquanto, o policial, entusiasmado com os primeiros resultados, faz planos. “Eu sempre gostei de praia, ir à praia, poder tomar um banho de mar sem que ninguém te carregue. Poder ir a um estádio, que eu sempre gostei de futebol, poder jogar um futebol, ir ao shopping, fazer o que eu sempre fazia".

VEJAM O VIDEO:


 http://cadeiranteeserhumanotambem.blogspot.com
Dedicados aos Cadeirantes e as Pessoas Interessadas...

Acessibilidade...

 projeto prevê desconto de IPTU para imóveis

Garantir a todos os cidadãos o direito de ir e vir é um dever do poder público, mas para que todas as pessoas tenham esse direito assegurado é necessário uma mobilização, não só dos órgãos competentes, mas de toda a sociedade civil. Com base nesse ideal, o vereador Bira Pereira (PSB) apresentou à Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) um projeto de lei indicativo que prevê um desconto de até 10% no pagamento anual do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para os donos de imóveis que se adequarem às regras de acessibilidade urbana.

O projeto tem como objetivo estimular a construção de rampas de acesso nas calçadas das residências e edifícios do município de João Pessoa. Garantindo a todas as pessoas com deficiência, em especial os cadeirantes, o direito de transitarem livremente por todos os locais da cidade.


Segundo Bira, a meta é sensibilizar os proprietários de imóveis de João Pessoa a ajudarem a construir uma cidade mais inclusiva. A ideia do parlamentar é fazer com que as políticas de acessibilidade sejam constantes, não só para o poder público, mas para todos os cidadãos.


“Nós temos avançado em vários pontos relativos aos direitos das pessoas com deficiência, desde o ponto de vista legislativo até a visível sensibilidade dos gestores. Porém, nem sempre a população tem conseguido absorver essas políticas. E esse projeto pretende justamente incluir a sociedade por meio de pequenos e significativos gestos de adaptação capazes de concretizar em João Pessoa um modelo ideal de acessibilidade”, concluiu o parlamentar.

Fonte: Ascom

 http://cadeiranteeserhumanotambem.blogspot.com
Dedicados aos Cadeirantes e as Pessoas Interessadas...